quinta-feira, 4 de julho de 2013

Atividade 5.2- Reflexão sobre as práticas pedagógicas Reflexão sobre as pra´ticas pedagógicas estão ensinando o s alunos a cooperar.

Nas nossas atuais práticas pedagógicas, estamos conseguindo ensinar nossos alunos a cooperar?
Cursistas: Edna, Andressa, Alex, Caroline, Maria Eunice, Regina e Adriana
Cooperar para Piaget é um tipo de interação onde se busca que os valores trocados estejam em equilíbrio, sem que haja opressão, uso, nem abuso do outro. A cooperação citada presume que não só as ações sejam comuns, mas que as intenções também sejam compartilhadas.  Porém sabemos que nem sempre as práticas pedagógicas em sala de aula visa atingir esse patamar de colaboração, pois a nossa educação ainda está muito pautada em modelos tradicionalistas, onde muitas vezes os professores pensam que são os donos da verdade, criando uma barreira entre professor e aluno, dificultando o aprendizado, inibindo assim a construção do conhecimento pelo próprio estudante. Na teoria sociointeracionista, prevalecem a relação com o outro e com o meio e assim nessa relação e troca, o aluno vai se apropriando do conhecimento. Mas sabemos também, que além das práticas pedagógicas voltadas para que um possa aprender com o outro, o professor como mediador desse conhecimento e dessas relações, precisa estar preparado para saber como agir para que a cooperação aconteça nos grupos para que todos possam ser beneficiados e não só um fazer e os outros simplesmente serem meros expectadores do processo. Percebe se muito nas salas de aulas hoje em dia, que muitos estudantes tem uma grande dificuldade em cooperar com seu colega, as vezes simplesmente coloca seu nome no trabalho, ou simplesmente faz tudo sozinho e coloca o nome dos colegas, não permitindo assim uma troca de idéias produtiva, fazendo com que todos se apropriem do conhecimento. Por isso é necessário que o professor ao preparar atividades para se trabalhar em grupo, estabeleça critérios que possam contemplar a participação de todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário