Nas nossas atuais práticas pedagógicas, estamos conseguindo ensinar
nossos alunos a cooperar?
Cursistas: Edna, Andressa, Alex, Caroline, Maria Eunice, Regina e
Adriana
Cooperar para Piaget é um tipo de interação onde se busca que os valores
trocados estejam em equilíbrio, sem que haja opressão, uso, nem abuso do outro.
A cooperação citada presume que não só as ações sejam comuns, mas que as
intenções também sejam compartilhadas.
Porém sabemos que nem sempre as práticas pedagógicas em sala de aula
visa atingir esse patamar de colaboração, pois a nossa educação ainda está
muito pautada em modelos tradicionalistas, onde muitas vezes os professores
pensam que são os donos da verdade, criando uma barreira entre professor e
aluno, dificultando o aprendizado, inibindo assim a construção do conhecimento
pelo próprio estudante. Na teoria sociointeracionista, prevalecem a relação com
o outro e com o meio e assim nessa relação e troca, o aluno vai se apropriando
do conhecimento. Mas sabemos também, que além das práticas pedagógicas voltadas
para que um possa aprender com o outro, o professor como mediador desse
conhecimento e dessas relações, precisa estar preparado para saber como agir
para que a cooperação aconteça nos grupos para que todos possam ser
beneficiados e não só um fazer e os outros simplesmente serem meros
expectadores do processo. Percebe se muito nas salas de aulas hoje em dia, que
muitos estudantes tem uma grande dificuldade em cooperar com seu colega, as
vezes simplesmente coloca seu nome no trabalho, ou simplesmente faz tudo
sozinho e coloca o nome dos colegas, não permitindo assim uma troca de idéias
produtiva, fazendo com que todos se apropriem do conhecimento. Por isso é
necessário que o professor ao preparar atividades para se trabalhar em grupo,
estabeleça critérios que possam contemplar a participação de todos.
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