terça-feira, 18 de junho de 2013

Atividade 3.4- Postando no Blog

3.4- Postando no Blog
Cursistas: Edna, Maria Eunice, Caroline Passos, Alex, Adriana, Regina e Andressa.
Tema do Projeto: Produção de texto.

Justificativa: Percebendo que as dificuldades que os alunos encontram em aprender estão associadas a pouca habilidade que eles têm para a leitura e considerando que ler é um dos principais caminhos para ampliar a aprendizagem em qualquer área do conhecimento, um dos desafios é o de fazer com que os alunos sejam leitores mais fluentes, pois grande parte das informações necessárias para viver em sociedade e construir conhecimentos são encontradas na forma escrita. As teorias mais recentes concebem o ato de ler como atribuição voluntária de sentido à escrita, entendendo a leitura também como prática social, isso coloca o desafio para a escola no sentido de rever suas práticas de ensino, para aprender a ler e a escrever o aluno precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: ele precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem.

Objetivos Geral: Motivar o aluno à prática da leitura literária, aproximando-o também das demais artes; incentivando a criação de sua literatura, principalmente em prosa permitindo-o extravasar talento e imaginação.

Objetivos Específicos
Ø      Refletir sobre os aspectos da estrutura da narrativa, marcadores de tempo e lugar, seqüência e articulações entre os conhecimentos.
Ø      Relatar experiências e acontecimentos, seguindo uma seqüência lógica de narração.
Ø      Ler com fluência e entonação de voz, própria de um leitor competente.
Ø      Localizar informações implícitas e explícitas no texto.
Ø      Identificar gênero e portadores de texto.
Ø      Trabalhar estratégias de leitura tais como: localização, reconstrução e inferência de informações.
Ø      Identificar personagens, narrador e tema.
Ø      Manter a coerência textual, na atribuição de título, continuidade temática e sentido geral do texto.
Ø      Empregar normas padrão de concordância nominal e verbal.
Ø      Desenvolver o tema proposto.
Ø      Segmentar o texto em frases e parágrafos utilizando recursos de sistema de pontuação.
Ø      Recontar e reescrever um conto de fadas individualmente.
Ø      Utilizar os recursos tecnológicos para escrever e fazer a correção ortográfica do texto.
Ø      Identificar as incorreções ortográficas durante a autocorreção.
.
     http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34590

Nenhum comentário:

Postar um comentário