3.4- Postando no Blog
Cursistas: Edna, Maria Eunice, Caroline Passos, Alex, Adriana, Regina e Andressa.
Tema do Projeto: Produção de texto.
Justificativa: Percebendo que as dificuldades que os
alunos encontram em aprender estão associadas a pouca habilidade que eles têm
para a leitura e considerando que ler é um dos principais caminhos para ampliar
a aprendizagem em qualquer área do conhecimento, um dos desafios é o de fazer
com que os alunos sejam leitores mais fluentes, pois grande parte das
informações necessárias para viver em sociedade e construir conhecimentos são
encontradas na forma escrita. As teorias mais recentes concebem o ato de ler
como atribuição voluntária de sentido à escrita, entendendo a leitura também
como prática social, isso coloca o desafio para a escola no sentido de rever
suas práticas de ensino, para aprender a ler e a escrever o aluno precisa
construir um conhecimento de natureza conceitual: ele precisa compreender não
só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa
graficamente a linguagem.
Objetivos Geral: Motivar o aluno
à prática da leitura literária, aproximando-o também das demais artes;
incentivando a criação de sua literatura, principalmente em prosa permitindo-o
extravasar talento e imaginação.
Objetivos Específicos
Ø Refletir sobre
os aspectos da estrutura da narrativa, marcadores de tempo e lugar, seqüência e
articulações entre os conhecimentos.
Ø Relatar
experiências e acontecimentos, seguindo uma seqüência lógica de narração.
Ø Ler com fluência
e entonação de voz, própria de um leitor competente.
Ø Localizar
informações implícitas e explícitas no texto.
Ø Identificar
gênero e portadores de texto.
Ø Trabalhar
estratégias de leitura tais como: localização, reconstrução e inferência de
informações.
Ø Identificar
personagens, narrador e tema.
Ø Manter a
coerência textual, na atribuição de título, continuidade temática e sentido
geral do texto.
Ø
Empregar normas padrão de concordância nominal e
verbal.
Ø
Desenvolver o tema proposto.
Ø
Segmentar o texto em frases e parágrafos
utilizando recursos de sistema de pontuação.
Ø Recontar e
reescrever um conto de fadas individualmente.
Ø Utilizar os
recursos tecnológicos para escrever e fazer a correção ortográfica do texto.
Ø
Identificar as incorreções ortográficas durante a
autocorreção.
.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34590
Nenhum comentário:
Postar um comentário