ATIVIDADE 4.3 USO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÂO
As tecnologias estão
presentes no dia a dia da maioria das famílias brasileiras, seja em casa, no
trabalho e também dentro das instituições escolares. Silvio da Costa Pereira, realizou uma pesquisa
em várias escolas de Ensino Fundamental de Florianópolis. Essa pesquisa tinha
como objetivo fazer um levantamento das atividades realizadas utilizando os
recurso midiáticos presentes nestas
instituições e quais eram os resultados alcançados, além de registrar qual era o principal foco dos
educadores na utilização desses recursos. Após realizar a pesquisa ele conclui que na
maioria das instituições não faltam recurso tecnológicos, mas conhecimento em
como utilizá-los de maneira eficiente. Sabemos que até mesmo as crianças
já vivem em contato com inúmeros recursos tecnológicos, tais com: DVD, aparelho
de som, televisão, celular, computador, netbooks, tablets, entre outros, além
de fazerem parte de redes sociais. Então não têm como a escola ficar de fora,
mas incluir os recursos tecnológicos como ferramenta pedagógica para dinamizar
suas aulas, permitindo aos alunos obter uma visão crítica sobre o uso desses
recursos como fator que contribui para a busca do conhecimento e aprendizado. O
que tem dificultado muitas vezes o acesso às informações e a discussão de como,
quando e para quê utilizá-los como ferramenta do aprendizado é a resistência dos
docentes em permitir o uso dos mesmos nas escolas, no auxílio da efetivação do
processo ensino aprendizagem. Muitos docentes ainda se esforçam em utilizar os
recursos midiáticos como ferramenta ou recursos de ensino, mas de uma maneira
muito restrita e muitas vezes dissociada
de seus objetivos por desconhecimento das inúmeras alternativas que possui ao
seu alcance. Segundo Silvio da Costa Pereira, o perigo do uso desses recursos não
está somente em como são utilizados, mas na total ausência
de uma discussão crítica da utilização dos mesmos, sendo que esta devia ser a
maior preocupação do educadores. Percebo que a visão apresentada na pesquisa não
é diferente da realidade de nossas escolas, pois ainda não temos total segurança em como utilizarmos
a maioria dos recursos existentes em nossas escolas, preocupados em não saber
lidar com o s mesmos ou, atém mesmo perceber que os alunos muitas vezes têm
mais facilidade do que nós e isso nos constrange, fazendo com que deixemos de
lado. A busca pelo conhecimento em como utilizar os recursos midiáticos, depende
de cada um de nós, pois gestores e governadores vem se empenhando cada vez mais
para adquirir salas de tecnologias para instituições escolares e caberá a nós
educadores total empenho e dedicação para aprender utilizá-los de maneira
eficiente e dinâmica oportunizando aos estudantes não só a inclusão social, mas
também a inclusão digital, pois quem não se apoderar das tecnologias ficará
excluído do mercado do trabalho e do mundo globalizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário