quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Atividade 3.3_ Elaboração do Projeto


ELABORANDO O PROJETO

Autoras: Edna, Jania, Sonia e Susana

Município: Iguatemi- MS

 Modalidade de Ensino: Fundamental das Séries Iniciais.

Componente Curriculares: Artes e Matemática.

Tema: Sólidos Geométricos.

Objetivo Geral:
Este projeto tem por objetivo integrar as aulas de matemática às tecnologias, possibilitando ao aluno diversidade de informações a fim de que ele possa construir seu próprio conhecimento a respeito da geometria e sua presença em nosso cotidiano.

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Ø      Reconhecer as propriedades dos sólidos geométricos em estudo.
Ø      Compreender as propriedades básicas dos sólidos geométricos.
Ø      Compreender o significado das três dimensões e suas implicações.
Ø      Identificar a presença dos sólidos geométricos no cotidiano.
Ø      Confeccionar sólidos geométricos utilizando material concreto;
Ø      Visualizar e analisar os sólidos geométricos através do software Polly.
Ø      Construir tabelas a partir  da pesquisa dos formatos de embalagens mais comuns utilizados pela indústria;
Ø      Pesquisar a presença dos sólidos geométricos no espaço urbano;
Ø      Verificar a utilização dos sólidos geométricos por outras áreas do conhecimento (Artes, Engenharia...).
Duração das atividades
Ø      8 aulas de 50 minutos 

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
       Para iniciar esse tema o professor traz para a roda objetos reais ou imagens com formas diferentes e instiga-os a levantar as características de cada objeto, questionando-os  por exemplo:
Ø   Quais destes objetos podem rolar?
Ø   Por que alguns não rolam?
Ø   Com que sólidos geométricos se parecem?
Ø   Por que são chamados de tridimensionais?
 Estratégias e recursos da aula
Ø      Vídeos motivadores, associando figuras geométricas planas e sólidas, demonstrando a presença na arte, na engenharia...
Ø      Elaboração de tabelas, constando o resultado de pesquisas.
Ø      Oficinas em sala de aula para construção dos sólidos em papel
Ø      Oficina no Laboratório de Informática para construção dos sólidos geométricos em software próprio;
Ø      Exposição dos sólidos construídos pelos alunos.


Avaliação
Será considerado satisfatório o aluno que identificar a presença das formas geométricas no cotidiano, identificar ângulo, arresta, face, vértice.

Vídeos Utilizados:
A casa - Vinícius de Moraes


AquarelaToquinho



Nenhum comentário:

Postar um comentário